Uma análise semiótica de vitrines de roupas

da sugestão icônica e da sedução indexical à persuasão simbólica

Autores

  • Geovane Fernandes Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marcela Gomes Martins Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

vitrinismo, consumismo, semiótica, iconicidade, indexicalidade, simbologia

Resumo

As vitrines são para o mercado uma ferramenta comunicativa que visa ao consumo não só do produto exposto, mas também dos valores socioculturais agregados, por meio de uma variedade de signos. A ser assim, analisam-se, nesta pesquisa, vitrines de roupas. O objetivo é mostrar que, para a composição das vitrines, concorre uma variedade de signos icônicos (com o poder de sugestionar), indexicais (com o poder de seduzir) e simbólicos (com o poder de persuadir). Para a consecução da pesquisa, foram levantadas algumas referências bibliográficas, entrevistas com profissionais ligados ao vitrinismo e análise de uma vitrine do comércio de roupas da cidade de Patos de Minas, MG. As vitrines são, portanto, um elo entre o mundo externo e o mundo privado, ou ainda entre o mundo concreto e o desejado.

Biografia do Autor

Geovane Fernandes Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestre e Doutorando em Estudos Linguísticos pela UFMG. Professor do UNIPAM e orientador da pesquisa

Marcela Gomes Martins, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do 7º período curso de Comunicação Social: Publicidade e Propaganda

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos