Novas propostas metodológicas de contação de histórias na educação inclusiva

Autores

  • Sirlene Patrícia dos Santos Araújo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Helânia Cunha de Sousa Cardoso Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

contação de histórias, criança surda, imagem não-verbal

Resumo

O presente estudo tem o objetivo de discutir novas propostas metodológicas de contação de histórias na educação inclusiva. A partir de um levantamento bibliográfico e de pesquisa em materiais pedagógicos para a contação de histórias aos alunos com deficiência auditiva, observa-se que essa atividade pode ser um poderoso instrumento de interferência na prática escolar, pois contribui para que se possa entender o mundo através dos olhos dos autores e da vivência dos personagens. O uso de imagens visuais como recurso pedagógico possibilita ao aluno surdo um desenvolvimento cognitivo mais significativo, viabiliza a criação de um contexto inclusivo mais adequado às suas necessidades, favorecendo suas aprendizagens pelo uso de imagens visuais como estratégia de ensino.

Biografia do Autor

Sirlene Patrícia dos Santos Araújo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do 7º período do curso de Pedagogia

Helânia Cunha de Sousa Cardoso, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora adjunta do UNIPAM e orientadora da pesquisa

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos