Importância do domínio da informática/computador/internet para a formação continuada de professores e gestores escolares

Autores

  • Daniel Caixeta Queiroz Garcia Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

inclusão digital, Formação Continuada de Professores, gestores educacionais, informática educativa

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar o efeito da aplicação das disciplinas que utilizaram de informática e informática educativa com os alunos do curso de Pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar: Inspeção, Orientação e Supervisão Pedagógica que teve a duração de quinze meses e foi oferecido pelo Centro Universitário de Patos de Minas entre março de 2009 e julho de 2010 (UNIPAM). Nesse texto é tratado o contexto de formação continuada de profissionais da educação, especificamente em informática e informática educativa. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se da aplicação de questionários e da observação participativa que foram feitas no decorrer de todo curso. Foi percebido inicialmente um ambiente favorável para a aprendizagem significativa da informática e informática educativa das alunas, o qual foi confirmado pela observação participativa feita ao longo do curso e pelos resultados do Questionário Final e do paralelo feito entre o Questionário Inicial e Questionário Final. Dessa forma, essa pesquisa pôde comprovar a importância do domínio da informática/computador/internet para a formação continuada de professores e gestores educacionais escolares, uma vez que vivemos em plena era do mundo digital.

Biografia do Autor

Daniel Caixeta Queiroz Garcia, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduado em Sistemas de Informação ,aluno do curso de Pós-graduação em Gestão Escolar: Inspeção, Orientação e Supervisão Pedagógica

Downloads

Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos