Importância do domínio da informática/computador/internet para a formação continuada de professores e gestores escolares
Palavras-chave:
inclusão digital, Formação Continuada de Professores, gestores educacionais, informática educativaResumo
Este artigo tem por objetivo analisar o efeito da aplicação das disciplinas que utilizaram de informática e informática educativa com os alunos do curso de Pós-graduação lato sensu em Gestão Escolar: Inspeção, Orientação e Supervisão Pedagógica que teve a duração de quinze meses e foi oferecido pelo Centro Universitário de Patos de Minas entre março de 2009 e julho de 2010 (UNIPAM). Nesse texto é tratado o contexto de formação continuada de profissionais da educação, especificamente em informática e informática educativa. Para o desenvolvimento da pesquisa utilizou-se da aplicação de questionários e da observação participativa que foram feitas no decorrer de todo curso. Foi percebido inicialmente um ambiente favorável para a aprendizagem significativa da informática e informática educativa das alunas, o qual foi confirmado pela observação participativa feita ao longo do curso e pelos resultados do Questionário Final e do paralelo feito entre o Questionário Inicial e Questionário Final. Dessa forma, essa pesquisa pôde comprovar a importância do domínio da informática/computador/internet para a formação continuada de professores e gestores educacionais escolares, uma vez que vivemos em plena era do mundo digital.