Uso da realidade virtual como ferramenta complementar no ensino da Geografia
Palavras-chave:
realidade virtual, Geografia, informáticaResumo
O presente trabalho traz, inicialmente, abordagens concernentes ao uso do computador no cotidiano das escolas de ensino fundamental com base em autores que revelam a subutilização desse recurso pelos docentes. Políticas públicas têm sido orientadas no sentido de equipar os estabelecimentos de ensino com recursos de informática, porém sem grandes preocupações com a capacitação dos recursos humanos. Diversas pesquisas comprovam as potencialidades dos recursos da informática nos processos de ensino e aprendizagem, permitindo maior interação do educando com as informações. Nesse sentido, a realidade virtual se apresenta como um excelente recurso pedagógico a ser utilizado na educação. Para o ensino da Geografia tais recursos contribuem para auxiliar a aprendizagem de fatos, fenômenos e eventos que são mais bem apreendidos a partir de linguagens gráficas associadas a linguagens textuais. A simulação de espaços geográficos por meio do ambiente virtual possibilita a aproximação do educando com seu objeto de investigação. Este trabalho apresenta argumentações teóricas sobre os benefícios que a utilização da realidade virtual pode proporcionar para uma aprendizagem significativa, além de apresentar uma proposta metodológica de utilização desse recurso nas aulas de Geografia no ensino fundamental. Essa proposta constitui-se numa orientação para estimular o docente a desenvolver novas metodologias de trabalho a par dos recursos computacionais colocados à sua disposição nas instituições de ensino.