Supervisor educacional

articulador da educação de qualidade

Autores

  • Karina Lage de Andrada Santos Carvalho Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Helena Maria Ferreira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

supervisão pedagógica, gestão escolar, processo ensino-aprendizagem, atuação colegiada

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo a atuação do supervisor pedagógico como articulador da qualidade da educação. A direção dada à discussão ora empreendida se situa no âmbito das dificuldades, dos desafios e dos avanços referentes ao trabalho deste profissional nas instituições escolares. A partir de um levantamento bibliográfico e de uma entrevista feita com uma profissional da área, foi possível constatar que o supervisor pedagógico é responsável por atuar com o grupo de educadores, coordenando e promovendo reflexão no sentido da construção de uma competência docente coletiva, com o objetivo de alcançar a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Dessa forma, são inúmeras as dificuldades e os desafios nessa área, mas com pesquisa e profissionalismo, podem-se conseguir avanços exponenciais para a qualidade do processo educativo.

Biografia do Autor

Karina Lage de Andrada Santos Carvalho, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do curso de Pós-graduação em Gestão Educacional

Helena Maria Ferreira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos