Inclusão escolar
ressignificações nas práticas educativas contemporâneas
Palavras-chave:
inclusão escolar, práticas educativas, formação docente, acessibilidade, legislação educacionalResumo
Este artigo tem como objetivo apresentar algumas considerações acerca das ressignificações das práticas educativas contemporâneas para atender à urgência da inclusão escolar nos modelos propostos por documentos oficiais, produções e discussões científicas sobre o tema. Busca o confronto entre essas diversas fontes de informações sobre as práticas educativas e as funções pedagógicas da escola, relacionadas à formação dos profissionais e às necessidades de adequações dos espaços, procedimentos e orientações pedagógicas. No desenvolvimento do mesmo, foram utilizadas as metodologias de pesquisa bibliográfica, documental para a fundamentação teórica do tema, e questionário aplicado a professores e especialistas em uma escola previamente escolhida. Realizada a análise de resultados, verificou-se que, no confronto de todas as fontes e dados, é possível vislumbrar um cenário novo para a educação brasileira, porém que há ainda a necessidade de políticas públicas que garantam a implantação efetiva dos documentos legais.