Inclusão escolar

ressignificações nas práticas educativas contemporâneas

Autores

  • Selma Helena Marques Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Elisa Aparecida Ferreira Guedes Duarte Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

inclusão escolar, práticas educativas, formação docente, acessibilidade, legislação educacional

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar algumas considerações acerca das ressignificações das práticas educativas contemporâneas para atender à urgência da inclusão escolar nos modelos propostos por documentos oficiais, produções e discussões científicas sobre o tema. Busca o confronto entre essas diversas fontes de informações sobre as práticas educativas e as funções pedagógicas da escola, relacionadas à formação dos profissionais e às necessidades de adequações dos espaços, procedimentos e orientações pedagógicas. No desenvolvimento do mesmo, foram utilizadas as metodologias de pesquisa bibliográfica, documental para a fundamentação teórica do tema, e questionário aplicado a professores e especialistas em uma escola previamente escolhida. Realizada a análise de resultados, verificou-se que, no confronto de todas as fontes e dados, é possível vislumbrar um cenário novo para a educação brasileira, porém que há ainda a necessidade de políticas públicas que garantam a implantação efetiva dos documentos legais.

Biografia do Autor

Selma Helena Marques, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Licenciada em História e Geografia, aluna do Curso de Especialização em Gestão Escolar: Inspeção, Orientação e Supervisão Pedagógica

Elisa Aparecida Ferreira Guedes Duarte, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora do Centro Universitário de Patos de Minas

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos