Análise da mediação alfabetizadora nas práticas de leitura no contexto escolar

Autores

  • Valquiria Rodrigues Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Helena Maria Ferreira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

alfabetização, práticas de leitura, gêneros textuais

Resumo

Esta pesquisa pretende analisar a mediação do professor alfabetizador nas práticas de leitura, a partir da concepção de leitura como interação entre leitor/autor/texto. Para subsidiar a investigação, foi desenvolvida uma pesquisa teórica sobre os gêneros textuais e a concepção de leitura interacionista, e uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, para analisar se as práticas de leitura contemplavam uma variedade de gêneros textuais e se nelas eram utilizadas estratégias de leitura para a formação de um leitor consciente e maduro. Verificou-se que, apesar de o professor alfabetizador ter consciência de que o trabalho com uma variedade de textos é importante para o aluno aproximar-se das práticas sociais da escrita, ele ainda não conseguiu promovê-la explorando textos em seus referidos suportes, e também ainda não conseguiu desvincular-se da exploração do texto como pretexto para o trabalho da gramática e da ortografia. Quanto às práticas de leitura, percebe-se que estas se centram na localização de informações explícitas, com progressivo desenvolvimento de estratégias mais sofisticadas.

Biografia do Autor

Valquiria Rodrigues Santos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do Curso de Especialização em Gestão Escolar: Supervisão Pedagógica, Inspeção e Orientação Educacional

Helena Maria Ferreira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Orientadora da pesquisa

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Publicado

2018-11-21

Edição

Seção

Artigos