Análise da mediação alfabetizadora nas práticas de leitura no contexto escolar
Palavras-chave:
alfabetização, práticas de leitura, gêneros textuaisResumo
Esta pesquisa pretende analisar a mediação do professor alfabetizador nas práticas de leitura, a partir da concepção de leitura como interação entre leitor/autor/texto. Para subsidiar a investigação, foi desenvolvida uma pesquisa teórica sobre os gêneros textuais e a concepção de leitura interacionista, e uma pesquisa de campo, de abordagem qualitativa, para analisar se as práticas de leitura contemplavam uma variedade de gêneros textuais e se nelas eram utilizadas estratégias de leitura para a formação de um leitor consciente e maduro. Verificou-se que, apesar de o professor alfabetizador ter consciência de que o trabalho com uma variedade de textos é importante para o aluno aproximar-se das práticas sociais da escrita, ele ainda não conseguiu promovê-la explorando textos em seus referidos suportes, e também ainda não conseguiu desvincular-se da exploração do texto como pretexto para o trabalho da gramática e da ortografia. Quanto às práticas de leitura, percebe-se que estas se centram na localização de informações explícitas, com progressivo desenvolvimento de estratégias mais sofisticadas.