Educação infantil e tecnologia

aplicação pedagógica da mesa digitalizadora

Autores

  • Adriana de Lanna Malta Tredezini Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Daniel Caixeta Queiroz Garcia Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Desirrê Driely da Silva Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

tecnologia educacional, Educação Infantil e Fundamental, exercícios pedagógicos, mesa digitalizadora

Resumo

O tema central deste trabalho é a adaptação e a aplicação da mesa digitalizadora para os estudantes da educação infantil e fundamental. O interesse por essa temática levou à proposição deste trabalho, que fez uma análise do uso da mesa digitalizadora, com stylus (caneta), utilizada com alunos da educação infantil e fundamental por meio do desenvolvimento de exercícios pedagógicos. No desenvolvimento deste trabalho, as crianças demonstraram grande interesse pela ferramenta, e a preferência, em sua maioria, pelo uso do meio tecnológico a meios tradicionais, auxiliou‐os na criatividade, oferecendo‐lhes várias aplicações além do significativo auxílio no desenvolvimento da coordenação motora, conscientização ambiental em relação ao não‐uso de folhas de papel e, ainda, a inclusão digital. Dessa forma, pode‐se observar que o uso da mesa digitalizadora é eficaz, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental. Concluindo, esta pesquisa foi inovadora por demonstrar a importância de se adaptar recursos tecnológicos ao uso na educação infantil e fundamental que cada vez se mostra mais interessada no uso dessas ferramentas, pois a nova era é digital, e essa é uma forma interessante de inclusão.

Biografia do Autor

Adriana de Lanna Malta Tredezini, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestre em Educação, professora de Tecnologia Aplicada à Educação do Centro Universitário de Patos de Minas

Daniel Caixeta Queiroz Garcia, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduado em Sistemas de Informação pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Especialista em Informática em Educação pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), especialista em Gestão Escolar: Inspeção, Orientação e Supervisão Pedagógica do UNIPAM

Desirrê Driely da Silva Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do curso de Pedagogia do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) e voluntária do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica do UNIPAM

Downloads

Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos