Educação infantil e tecnologia
aplicação pedagógica da mesa digitalizadora
Palavras-chave:
tecnologia educacional, Educação Infantil e Fundamental, exercícios pedagógicos, mesa digitalizadoraResumo
O tema central deste trabalho é a adaptação e a aplicação da mesa digitalizadora para os estudantes da educação infantil e fundamental. O interesse por essa temática levou à proposição deste trabalho, que fez uma análise do uso da mesa digitalizadora, com stylus (caneta), utilizada com alunos da educação infantil e fundamental por meio do desenvolvimento de exercícios pedagógicos. No desenvolvimento deste trabalho, as crianças demonstraram grande interesse pela ferramenta, e a preferência, em sua maioria, pelo uso do meio tecnológico a meios tradicionais, auxiliou‐os na criatividade, oferecendo‐lhes várias aplicações além do significativo auxílio no desenvolvimento da coordenação motora, conscientização ambiental em relação ao não‐uso de folhas de papel e, ainda, a inclusão digital. Dessa forma, pode‐se observar que o uso da mesa digitalizadora é eficaz, tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental. Concluindo, esta pesquisa foi inovadora por demonstrar a importância de se adaptar recursos tecnológicos ao uso na educação infantil e fundamental que cada vez se mostra mais interessada no uso dessas ferramentas, pois a nova era é digital, e essa é uma forma interessante de inclusão.