O uso da imagem não‐verbal no processo de contação de histórias para crianças surdas

Autores

  • Ana Maria Pires Bessas Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Helânia Cunha de Sousa Cardoso Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

contação de histórias, crianças surdas, imagem não‐verbal

Resumo

O presente artigo objetiva investigar as complexidades das relações entre os surdos e a literatura, discutindo questões sobre o ensino de leitura, escrita e de literatura infantil, abordando a importância da contação de histórias com o uso de imagens não‐verbais, bem como a importância da família e da escola (como instâncias mediadoras) para a formação de crianças leitoras. Para a consecução dos objetivos propostos, além de um minucioso levantamento bibliográfico para colher informações e metodologias sobre o tema, foi realizada uma pesquisa de campo, visando ao aprimoramento do conhecimento específico e de atividades didáticas a serem escolhidas, e se necessário adaptadas, para serem aplicadas na segunda fase desse projeto.

Biografia do Autor

Ana Maria Pires Bessas, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do 7º período do curso de Pedagogia

Helânia Cunha de Sousa Cardoso, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora adjunta do UNIPAM e orientadora da pesquisa

Downloads

Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos