Implementação de um projeto político pedagógico

desafios e impasses

Autores

  • Valquíria Rodrigues Silva Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Elisa Aparecida Ferreira Guedes Duarte Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

Projeto Político‐Pedagógico, gestão democrática, qualidade de ensino

Resumo

O presente artigo propõe uma reflexão sobre o papel do projeto político‐pedagógico e suas implicações para direcionar a prática pedagógica. Para subsidiar as reflexões desenvolveu‐ se uma pesquisa bibliográfica em que foram abordados os princípios políticos, legais e pedagógicos que permeiam o processo de elaboração e implementação do projeto. Foi desenvolvida também uma análise de documento e uma pesquisa de campo, com o intuito de verificar a existência do projeto pedagógico em uma escola pública de Patos de Minas‐MG e a sua contribuição para a mudança na prática pedagógica dos docentes. Constatou‐se que, embora os docentes tenham consciência da importância do projeto político‐pedagógico como instrumento democrático para a melhoria da qualidade de ensino, muitos ainda não o utilizam como tal, correndo o risco de retornarem às práticas individualizadas e à utilização dispersa de procedimentos pedagógicos.

Biografia do Autor

Valquíria Rodrigues Silva Santos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do Curso de Especialização em Gestão Escolar: Supervisão Pedagógica, Inspeção e Orientação Educacional

Elisa Aparecida Ferreira Guedes Duarte, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos