A supervisão pedagógica e a sua importância na formação continuada de professores
Palavras-chave:
supervisão pedagógica, histórico, formação continuada, professoresResumo
O presente estudo foi realizado com objetivo de fazer uma abordagem teórica do papel da supervisão pedagógica na escola, sobretudo no que tange à formação continuada de professores, uma vez que sua função vem sendo definida desde as sociedades primitivas, perpassando o contexto educacional até sua institucionalização. No Brasil, a supervisão surgiu juntamente com a implantação do plano de instrução difundido pelos jesuítas, a Ratio Studiorum, com um papel ainda um tanto indefinido e confundido com a função controladora. Em toda a trajetória das ideias pedagógicas existentes, após o plano de instrução, a supervisão só se consolidou no Brasil, como profissão, na década de 60 do século XX, por meio da Lei nº 5564, de 21 de dezembro de 1968. Após esta definição e profissionalização, na atualidade destaca‐se entre as suas atribuições a de articular pedagogicamente meios e mecanismos para a formação continuada dos professores. Para isto torna‐se necessário um profissional que tenha uma postura moderna, que articule seu conhecimento e prática para uma gestão pedagógica, organizando estratégias adequadas às necessidades de formação dos professores, evidenciando que esta articulação se dá devido a exigências educacionais do novo contexto social, econômico e político no qual a educação está inserida. Para tanto, realizou‐se um estudo teórico com o intuito de apresentar um breve histórico sobre o supervisor pedagógico, bem como sua importância na formação continuada dos professores. Por meio do estudo realizado, foi possível verificar que a formação continuada de professores se faz necessária para um processo ensino‐aprendizagem de qualidade.