A supervisão pedagógica e a sua importância na formação continuada de professores

Autores

  • Vanilda Cândida Costa Corrêa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Maria Marta do Couto Pereira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

supervisão pedagógica, histórico, formação continuada, professores

Resumo

O presente estudo foi realizado com objetivo de fazer uma abordagem teórica do papel da supervisão pedagógica na escola, sobretudo no que tange à formação continuada de professores, uma vez que sua função vem sendo definida desde as sociedades primitivas, perpassando o contexto educacional até sua institucionalização. No Brasil, a supervisão surgiu juntamente com a implantação do plano de instrução difundido pelos jesuítas, a Ratio Studiorum, com um papel ainda um tanto indefinido e confundido com a função controladora. Em toda a trajetória das ideias pedagógicas existentes, após o plano de instrução, a supervisão só se consolidou no Brasil, como profissão, na década de 60 do século XX, por meio da Lei nº 5564, de 21 de dezembro de 1968. Após esta definição e profissionalização, na atualidade destaca‐se entre as suas atribuições a de articular pedagogicamente meios e mecanismos para a formação continuada dos professores. Para isto torna‐se necessário um profissional que tenha uma postura moderna, que articule seu conhecimento e prática para uma gestão pedagógica, organizando estratégias adequadas às necessidades de formação dos professores, evidenciando que esta articulação se dá devido a exigências educacionais do novo contexto social, econômico e político no qual a educação está inserida. Para tanto, realizou‐se um estudo teórico com o intuito de apresentar um breve histórico sobre o supervisor pedagógico, bem como sua importância na formação continuada dos professores. Por meio do estudo realizado, foi possível verificar que a formação continuada de professores se faz necessária para um processo ensino‐aprendizagem de qualidade.

Biografia do Autor

Vanilda Cândida Costa Corrêa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do curso de Pós‐graduação em Gestão Escolar: Inspeção, Orientação e Supervisão Pedagógica

Maria Marta do Couto Pereira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos