A repetição no texto escrito infantil

do erro à estratégia argumentativa

Autores

  • Dalila Corrêa da Silva Saraiva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Helena Maria Ferreira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

aquisição da linguagem, argumentação, repetição

Resumo

O presente trabalho discute a natureza da repetição em textos escritos produzidos por crianças em fase de aquisição da linguagem. O estudo parte de uma compilação dos teóricos que pesquisam a questão da repetição, com o intuito de verificar o tratamento dispensado ao assunto. A seguir, analisa as contribuições da linha interacionista de aquisição da linguagem para o estudo do assunto. Para ilustrar a discussão, são analisadas três produções gráficas infantis, com vistas a identificar marcas da repetição e a sua utilização como estratégia argumentativa. Os dados teóricos coletados evidenciam que a repetição não é muito estudada, apesar de sua forte incidência nos textos produzidos por crianças e de suas aproximações com os textos orais. Na análise, constata‐se que a repetição apresenta‐se de modo diverso nos textos, evidenciando posições diferenciadas no processo de aquisição da linguagem no que tange às demonstrações de habilidades argumentativas.

Biografia do Autor

Dalila Corrêa da Silva Saraiva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluna do 6º período de Letras

Helena Maria Ferreira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutora em Letras pela PUC‐SP

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Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos