A repetição no texto escrito infantil
do erro à estratégia argumentativa
Palavras-chave:
aquisição da linguagem, argumentação, repetiçãoResumo
O presente trabalho discute a natureza da repetição em textos escritos produzidos por crianças em fase de aquisição da linguagem. O estudo parte de uma compilação dos teóricos que pesquisam a questão da repetição, com o intuito de verificar o tratamento dispensado ao assunto. A seguir, analisa as contribuições da linha interacionista de aquisição da linguagem para o estudo do assunto. Para ilustrar a discussão, são analisadas três produções gráficas infantis, com vistas a identificar marcas da repetição e a sua utilização como estratégia argumentativa. Os dados teóricos coletados evidenciam que a repetição não é muito estudada, apesar de sua forte incidência nos textos produzidos por crianças e de suas aproximações com os textos orais. Na análise, constata‐se que a repetição apresenta‐se de modo diverso nos textos, evidenciando posições diferenciadas no processo de aquisição da linguagem no que tange às demonstrações de habilidades argumentativas.