Uma análise das semelhanças e das dissidências do processo de aquisição de linguagem escrita alfabética e em Braille
Palavras-chave:
escrita alfabética, escrita Braille, alfabetização, ensino‐aprendizagemResumo
Este artigo tem por propósito desenvolver uma análise comparativa entre os processos de aquisição de linguagem escrita alfabética e em Braille, visando a identificar seus aspectos comuns e dissidentes. O trabalho apresenta um levantamento das especificidades dessas duas modalidades de alfabetização, contemplando as dificuldades e os desafios enfrentados pelos alfabetizandos. Nessa perspectiva, merece destaque a questão do letramento, que se operacionaliza de modo diferenciado para cegos e não‐cegos. Soma‐se a isso, a metodologia utilizada na prática pedagógica, bem como os recursos didáticos, que necessitam de uma adequação mais direcionada em conformidade com a demanda atendida. A partir de um levantamento bibliográfico e de um questionário aplicado a profissionais que atuam na alfabetização de cegos, espera‐ se promover a divulgação da alfabetização em Braille, seja em termos didáticometodológicos, seja em termos da pesquisa acadêmica. Tal questão nem sempre é posta em discussão, embora esteja presente nas instituições escolares e contemplada por políticas públicas que defendem a inclusão escolar.