Uma análise das semelhanças e das dissidências do processo de aquisição de linguagem escrita alfabética e em Braille

Autores

  • Jordana Cristina Silva Gonçalves Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Helena Maria Ferreira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

escrita alfabética, escrita Braille, alfabetização, ensino‐aprendizagem

Resumo

Este artigo tem por propósito desenvolver uma análise comparativa entre os processos de aquisição de linguagem escrita alfabética e em Braille, visando a identificar seus aspectos comuns e dissidentes. O trabalho apresenta um levantamento das especificidades dessas duas modalidades de alfabetização, contemplando as dificuldades e os desafios enfrentados pelos alfabetizandos. Nessa perspectiva, merece destaque a questão do letramento, que se operacionaliza de modo diferenciado para cegos e não‐cegos. Soma‐se a isso, a metodologia utilizada na prática pedagógica, bem como os recursos didáticos, que necessitam de uma adequação mais direcionada em conformidade com a demanda atendida. A partir de um levantamento bibliográfico e de um questionário aplicado a profissionais que atuam na alfabetização de cegos, espera‐ se promover a divulgação da alfabetização em Braille, seja em termos didáticometodológicos, seja em termos da pesquisa acadêmica. Tal questão nem sempre é posta em discussão, embora esteja presente nas instituições escolares e contemplada por políticas públicas que defendem a inclusão escolar.

Biografia do Autor

Jordana Cristina Silva Gonçalves, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda em Letras

Helena Maria Ferreira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem

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Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos