A inclusão do aluno com necessidades educacionais especiais no Ensino Superior

Autores

  • Núbia Cristina Gonçalves Mota Faculdade Eficaz Maringá
  • Lilian Alves Pereira Faculdade Eficaz Maringá

Palavras-chave:

educação, ensino superior, necessidades educacionais especiais, inclusão

Resumo

A escola de ensino superior é responsável no processo de formação de cidadãos para o exercício da cidadania e desempenho na vida profissional na qual se especializou e por isso deve ser um ambiente estruturado, principalmente quando se tem em seu meio alunos com necessidades educacionais especiais. O presente trabalho se propõe a analisar e investigar a realidade da inclusão destes alunos nas escolas de ensino superior. Foram realizadas pesquisas com alunos universitários com necessidades educacionais especiais e, em seguida, foram feitas algumas reflexões acerca das dificuldades enfrentadas, o despreparo dos profissionais da educação para atuar no processo de inclusão, e também a necessidade destes alunos de uma formação que lhes apóie para que eles possam aprender como os outros e sejam atendidas suas necessidades em relação à disponibilidade de uma didática diferenciada e inclusiva.

Biografia do Autor

Núbia Cristina Gonçalves Mota, Faculdade Eficaz Maringá

Aluna do Programa de pós‐graduação em Língua Brasileira de Sinais e Educação Especial ‐ Instituto Eficaz de Maringá/PR

Lilian Alves Pereira, Faculdade Eficaz Maringá

Professora orientadora

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Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos