Fidelização e retenção de clientes no setor calçadista
uma visão do consumidor patense
Palavras-chave:
fidelização, retenção, setor calçadistaResumo
Esta pesquisa tem como objetivo verificar se o setor calçadista de Patos de Minas realiza ações que geram a fidelização e retenção de seus clientes, e averiguar quais são os fatores que mais contribuem para a fidelização e retenção de clientes a uma loja. O enfoque metodológico foi pesquisa bibliográfica e de campo, realizada por meio da aplicação de questionários, de cunho descritivo e quantitativo. Com a aplicação da pesquisa, identificam‐se informações sobre o sexo do entrevistado, a frequência de compras de calçados, a fidelidade dos consumidores, os motivos que levam os clientes a terem preferência por uma loja de calçados, a importância atribuída a algumas das ferramentas de fidelização e retenção de clientes e o nível de concordância quanto à existência de técnicas de fidelização e retenção. A aplicação da pesquisa comprovou que o setor varejista de calçados patense realiza ações de fidelização e retenção de clientes, mas que a maioria dos consumidores se considera parcialmente fiel. Verificou‐se também que o que mais influencia a compra de calçados em uma loja são a qualidade dos produtos, o atendimento e o menor preço. Além disso, concluiu‐se que dentre os itens que contribuem para a fidelização e retenção de clientes, a maioria foi considerada muito importante, e que dentre as afirmativas sugeridas aos consumidores não houve nenhuma delas graduada com concordância muito alta.