Fidelização e retenção de clientes no setor calçadista

uma visão do consumidor patense

Autores

  • Nathália da Mota Dias Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ronaldo Pereira Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

fidelização, retenção, setor calçadista

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo verificar se o setor calçadista de Patos de Minas realiza ações que geram a fidelização e retenção de seus clientes, e averiguar quais são os fatores que mais contribuem para a fidelização e retenção de clientes a uma loja. O enfoque metodológico foi pesquisa bibliográfica e de campo, realizada por meio da aplicação de questionários, de cunho descritivo e quantitativo. Com a aplicação da pesquisa, identificam‐se informações sobre o sexo do entrevistado, a frequência de compras de calçados, a fidelidade dos consumidores, os motivos que levam os clientes a terem preferência por uma loja de calçados, a importância atribuída a algumas das ferramentas de fidelização e retenção de clientes e o nível de concordância quanto à existência de técnicas de fidelização e retenção. A aplicação da pesquisa comprovou que o setor varejista de calçados patense realiza ações de fidelização e retenção de clientes, mas que a maioria dos consumidores se considera parcialmente fiel. Verificou‐se também que o que mais influencia a compra de calçados em uma loja são a qualidade dos produtos, o atendimento e o menor preço. Além disso, concluiu‐se que dentre os itens que contribuem para a fidelização e retenção de clientes, a maioria foi considerada muito importante, e que dentre as afirmativas sugeridas aos consumidores não houve nenhuma delas graduada com concordância muito alta.

Biografia do Autor

Nathália da Mota Dias, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda em Administração

Ronaldo Pereira Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor do Centro Universitário de Patos de Minas

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Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos