Avaliação do estado nutricional e distribuição da gordura corporal de estudantes da área de saúde do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Autores

  • Ludmila Oliveira Lopes da Cruz Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Daniela Resende de Moraes Salles Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

estado nutricional, índice de massa corporal, circunferência da cintura, relação cintura-quadril, comorbidades associadas

Resumo

Este trabalho foi desenvolvido com objetivo de avaliar o estado nutricional de estudantes da área de saúde do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM) pelo Índice de Massa Corporal (IMC), e a distribuição da gordura corporal pela relação cintura-quadril (RCQ). Além disso, buscou-se identificar a presença de possíveis comorbidades associadas com qualquer grau de obesidade nos estudantes. Para tanto foi conduzido um estudo de caráter transversal prospectivo, realizado com 59 alunos de cursos da área da saúde do UNIPAM. Foram coletadas informações referentes ao sexo, idade, peso, altura, circunferências do quadril e da cintura e dados gerais de saúde por meio de questionário previamente elaborado. Os resultados mostraram que a maioria dos alunos é eutrófica (84,7%), apresentando RCQ média de 0,72, característico de gordura do tipo glúteo-femoral. Indivíduos com diagnóstico de préobesidade, sobrepeso, ou obesidade (pelo IMC) apresentaram RCQ média de 0,85, que já é considerada de risco (gordura visceral/abdominal) e CC≥80 cm, valores estes que denotam a necessidade de controle e o desenvolvimento de hábitos saudáveis. Nenhum indivíduo considerado “magro” apresentou RCQ ou CC fora da faixa de normalidade. Os índices IMC e RCQ estão associados (p<0,05), e não foi identificada relação direta entre esses índices e a prática de exercícios físicos, nem com o desenvolvimento de doenças crônicas.

Biografia do Autor

Ludmila Oliveira Lopes da Cruz, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Nutrição

Daniela Resende de Moraes Salles, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Docente do curso de graduação em Nutrição do Centro Universitário de Patos de Minas

Downloads

Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos