Deficiência visual

desafios de uma alfabetização em Braille

Autores

  • Jordana Cristina Silva Gonçalves Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Helena Maria Ferreira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

inclusão, alfabetização, sistema Braille, formação de professores

Resumo

Este trabalho é resultado de uma revisão bibliográfica acerca dos métodos de alfabetização, levando em conta que a alfabetização envolve um conjunto muito complexo de fatores e exige do professor muita habilidade e competência para lidar com este desafio. Pretende-se discorrer sobre os métodos de alfabetização, o conceito de alfabetização, o uso do Sistema Braille para a alfabetização dos deficientes visuais, as semelhanças, as dissidências e as dificuldades desse processo, e ainda, uma reflexão sobre a necessidade de uma sólida formação do profissional de educação, que atualmente vive tempos contraditórios, enfrentando desconfianças em relação à sua competência e sendo, ao mesmo tempo, cobrado quanto aos resultados obtidos. Ressalta-se que, essa temática é de fundamental importância para o professor alfabetizador, a fim de que possa intervir no processo de aprendizagem de seus alunos de maneira mais eficaz.

Biografia do Autor

Jordana Cristina Silva Gonçalves, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

Helena Maria Ferreira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora de Linguística do Centro Universitário de Patos de Minas

Downloads

Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos