Brasil de escravos, Brasil de libertos

a reeducação das relações étnico-raciais em escolas de Patos de Minas (2003-2008)

Autores

  • Fernando de Albuquerque França Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Carlos Roberto da Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

racismo, preconceito, Leis federais 10.639/03 e 11.465/08, cotidiano escolar

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa in loco em algumas escolas da cidade de Patos de Minas - MG, em que se analisaram os livros didáticos, os projetos pedagógicos, o acervo das bibliotecas, as condições de infra-estrutura escolar e os conteúdos programáticos dos professores. Procedeu-se ainda a aplicação de entrevistas por meio de questionários, a alunos e professores, a fim de demonstrar que ainda há práticas racistas no cotidiano escolar, mesmo após a criação das leis federais 10.639/03 e 11.465/08, que objetivam inserir nos currículos escolares o Ensino de História da África, Cultura Afro-Brasileira e Indígena.

Biografia do Autor

Fernando de Albuquerque França, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando em História

Carlos Roberto da Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

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Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos