A publicidade impressa como veículo de espetacularização

Autores

  • Marcos Mendes Caetano Porto Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Geovane Fernandes Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

sociedade do Espetáculo, espetacularização, publicidade impressa, Circuito Externo e Interno da Mensagem, imprevisibilidade discursiva

Resumo

O objetivo deste artigo foi demonstrar que a publicidade impressa é veículo de espetacularização por meio de estratégias de natureza sociológica, discursiva e semiótica na composição das mensagens. Foram selecionadas três peças publicitárias impressas, as quais focalizam a família, para as análises empreendidas. As análises apontaram que o espetáculo promovido pela publicidade impressa reside no caráter (im)previsível da mensagem publicitária. A revisão teórica foi composta por Debord (1997), Charaudeau (1996 ), Peirce (1997), Santaella (2005; 2002), entre outros.

Biografia do Autor

Marcos Mendes Caetano Porto, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluno do 7º período do curso de Comunicação Social: Publicidade de Propaganda

Geovane Fernandes Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor do Centro Universitário de Patos de Minas e orientador da pesquisa

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Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos