Lixo eletrônico em Patos de Minas
desafios e descarte
Palavras-chave:
lixo-eletrônico, reformulação cultural, descarteResumo
O rápido desenvolvimento da tecnologia tem acarretado diversas consequências para a vida humana. Dentre essas, estão os problemas relacionados ao lixo eletrônico. Os diferentes setores têm apresentado uma desenfreada preocupação em produzir. Todavia, tal preocupação não ocorre com a mesma frequência no momento em que a vida útil dos aparelhos eletrônicos chega ao fim. O lixo eletrônico advindo dessa vida útil curta da maioria dos produtos eletrônicos colocados à venda para consumo, quase sempre, toma destinos incorretos, o que acarreta sérios problemas ambientais como a contaminação dos lençóis freáticos, a poluição do ar, dentre outros. A contaminação está relacionada com os novos materiais eletrônicos equipados de baterias, pilhas, monitores e placas de circuito, o denominado lixoeletrônico. Partindo dessa premissa, procuramos desenvolver este trabalho, ressaltando a necessidade de reflexão sobre a problemática do lixo eletrônico e sua importância para conduzir ações menos agressivas ao Meio Ambiente. Objetiva-se analisar a situação atual de questões socioambientais decorrentes da poluição causada pelo lixo eletrônico, identificando os métodos de descartes dos componentes eletroeletrônicos, assim como verificar a falta de fiscalização quanto ao descarte desses equipamentos. Para execução da pesquisa, adotamos a técnica da entrevista efetivada com os fabricantes/ revendedores e um questionário que foi aplicado a 2215 pessoas da comunidade de Patos de Minas. Verificamos que a situação necessita de maior atenção, considerando que os métodos de descarte ainda não estão adequados às normas da legislação. Concluímos que nunca houve fiscalização em relação ao destino desses materiais, além de que é dever dos diferentes setores sociais reformular os hábitos de produção e descarte desse lixo eletrônico, visando a reduzir os problemas socioambientais que têm afetado a cada dia a qualidade de vida no planeta, o que justifica cada vez mais a educação ambiental, seja formal ou informal.