Leitura de imagens

desafios do texto não verbal em tempos de mudanças

Autores

  • Alexandre Pereira Magalhães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Helânia Cunha de Sousa Cardoso Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

processos de leitura do texto não verbal, semiótica, história da Arte

Resumo

Em contextos diversos de comunicação, surgem necessidades de leitura e interação também diversas. Da imagem como recurso comunicativo, este trabalho apresenta possibilidades para o desenvolvimento do ensino-aprendizagem da leitura do texto não verbal, estribadas na convergência de pressupostos teóri-cos da Semiótica greimasiana, da Análise do Discurso francesa e da História da Arte. Partindo de práticas desenvolvidas com o ensino fundamental e médio das escolas da rede pública e particular da cidade de Patos de Minas, intenta-se enriquecer as atuais propostas para o ensino de leitura, até então ancoradas na noção de subserviência do texto não verbal ao texto verbal.

Biografia do Autor

Alexandre Pereira Magalhães, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do 6º período de Letras

Helânia Cunha de Sousa Cardoso, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora adjunta do UNIPAM e orientadora da pesquisa

Downloads

Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos