A organização linguístico-discursiva dos livros didáticos de Ciências destinados aos quatro primeiros anos do Ensino Fundamental
um estudo de caso
Palavras-chave:
ensino de Ciências, livros didáticos, linguagem verbal e não-verbalResumo
O presente artigo propõe uma discussão acerca da linguagem verbal e não-verbal constante de livros didáticos destinados aos quatro primeiros anos do ensino fundamental. Para fundamentar as reflexões, foi desenvolvida uma pesquisa bibliográfica, em que foram abordadas questões relativas ao ensino de ciências e à organização linguístico-discursiva dos livros didáticos. Além disso, foi desenvolvida uma pesquisa analítica em 8 (oito) livros didáticos, sendo contemplados níveis de ensino (1º, 2º, 3º e 4º anos) e modalidades de ensino (pública e particular). A partir do trabalho empreendido, foi possível reconhecer limites e conquistas do ensino de ciências, bem como a importância dos livros didáticos e da atenção à linguagem dos mesmos. Foi possível também, observar a complexidade da organização linguístico- discursiva dos livros didáticos, uma vez que essa organização comporta aspectos variados (natureza das ilustrações, gêneros textuais, vocabulário etc).