Atividades práticas

possibilidades de modificações no ensino de Física

Autores

  • Renato José Fernandes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Paulo Alex da Silva Carvalho Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

ensino de Física, matematização da Física, experimentação

Resumo

A imagem que muitas pessoas têm da Física é de que ela é algo abstrata, acessível apenas a cientistas ou a pessoas com desenvolvimento intelectual diferenciado. Durante o Ensino Médio, a disciplina Física é citada como a mais difícil e sem relação com a vida real. Este trabalho sugere aulas de Física utilizando recursos simples e acessíveis, a fim de inserir no contexto da sala de aula o uso de experiências de fácil entendimento, que poderão ser úteis para o aprendizado. Também é importante a participação do aluno em mostras e outros eventos que envolvam a Física. O projeto Física na Escola, apresentado em várias instituições, é uma oportunidade significativa, na qual os estudantes podem ter contato direto com a Física. Discutem-se os benefícios que as atividades experimentais podem trazer e as dificuldades para a sua implantação e sucesso.

Biografia do Autor

Renato José Fernandes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do 6º período do curso de Física

Paulo Alex da Silva Carvalho, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Orientador

Downloads

Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos