O gosto pela leitura e o domíno da ortografia

duas variáveis que se relacionam?

Autores

  • Juliana Cristina Ferreira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Sueli Maria Coelho Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

ortografia, leitura, proficiência ortográfica, proficiência textual

Resumo

Este trabalho discute uma questão controversa entre pais e educadores no que tange à relação entre leitura e aprendizado da ortografia. A partir de uma pesquisa de campo, envolvendo alunos dos ensinos fundamental, médio e superior, busca-se desmistificar a máxima alardeada pelo senso comum de que “quem lê muito escreve bem”. Os resultados da pesquisa alertam para o fato de que a proficiência ortográfica depende mais do trabalho sistematizado com as regras que da mera leitura, o que leva a uma revisão metodológica de seu ensino.

Biografia do Autor

Juliana Cristina Ferreira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Pedagoga graduada pelo Centro Universitário de Patos de Minas e bolsista do VII PIBIC

Sueli Maria Coelho, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora adjunta do Centro Universitário de Patos de Minas e orientadora da pesquisa

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Publicado

2018-11-13

Edição

Seção

Artigos