A leitura da imagem visual no contexto escolar

interferências

Autores

  • Leonardo Soares Damasceno Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Helânia Cunha de Sousa Cardoso Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

leitura, imagem, visual

Resumo

Este artigo se propõe a estudar alguns processos cognitivos de leitura de imagens, à luz de algumas postulações teóricas da semiótica; a investigar quais os tipos de materiais e métodos usados nas escolas, para detectar os fatores que interferem negativamente na compreensão do texto visual dos alunos do ensino fundamental das escolas públicas de Patos de Minas. Para atingirmos tais objetivos, analisamos o livro didático de Português adotado por grande parte das escolas de Patos de Minas e observamos como se dá a prática com a leitura de imagem no contexto escolar, avaliando o lastro cultural dos alunos e as metodologias de leitura de imagens utilizadas pelos docentes.

Biografia do Autor

Leonardo Soares Damasceno, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do 4º ano de Letras

Helânia Cunha de Sousa Cardoso, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora do UNIPAM, orientadora da pesquisa

Downloads

Publicado

2018-11-12

Edição

Seção

Artigos