Análise do grau de funcionalidade do trabalho com a ortografia nas séries iniciais do ensino fundamental
Palavras-chave:
ortografia, dificuldades ortográficas, aquisição da escrita, tipologia deResumo
Esta pesquisa buscou salientar que o “erro”1 faz parte do processo de aprendizagem da língua escrita e, por isso, constitui-se num rico suporte no qual o docente irá pautar sua prática pedagógica, com vistas a transformá-lo em objeto de reflexão e de sistematização de regras. Também se enfatizou a importância de o docente deter conhecimento lingüístico para que possa promover a adequação das atividades propostas em sala de aula, visando a minimizar as dificuldades ortográficas encontradas nas séries iniciais do ensino fundamental. Além disso, ressaltou-se a importância de o mesmo buscar constantemente a atualização profissional, pois somente o tempo de atuação da prática pedagógica não lhe assegura a adequação de uma metodologia capaz de abordar o trabalho com a ortografia de forma funcional.
1 Optou-se por empregar a expressão “erro” porque faz parte de um processo durante o qual a criança constrói hipóteses para, gradualmente, superar suas dificuldades.