Análise do grau de funcionalidade do trabalho com a ortografia nas séries iniciais do ensino fundamental

Autores

  • Valquíria Rodrigues Silva Santos Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Sueli Maria Coelho Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

ortografia, dificuldades ortográficas, aquisição da escrita, tipologia de

Resumo

Esta pesquisa buscou salientar que o “erro”1 faz parte do processo de aprendizagem da língua escrita e, por isso, constitui-se num rico suporte no qual o docente irá pautar sua prática pedagógica, com vistas a transformá-lo em objeto de reflexão e de sistematização de regras. Também se enfatizou a importância de o docente deter conhecimento lingüístico para que possa promover a adequação das atividades propostas em sala de aula, visando a minimizar as dificuldades ortográficas encontradas nas séries iniciais do ensino fundamental. Além disso, ressaltou-se a importância de o mesmo buscar constantemente a atualização profissional, pois somente o tempo de atuação da prática pedagógica não lhe assegura a adequação de uma metodologia capaz de abordar o trabalho com a ortografia de forma funcional.

 

1 Optou-se por empregar a expressão “erro” porque faz parte de um processo durante o qual a criança constrói hipóteses para, gradualmente, superar suas dificuldades.

Biografia do Autor

Valquíria Rodrigues Silva Santos, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do 4º ano do curso de Pedagogia

Sueli Maria Coelho, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora adjunta do Centro Universitário de Patos de Minas e orientadora da pesquisa

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Publicado

2018-11-12

Edição

Seção

Artigos