Estudo de ações empreendedoras de empresários com lojas comerciais no shopping center de Patos de Minas
Palavras-chave:
empreendedorismo, perfil empreendedor, empresários, shopping centersResumo
Este trabalho objetivou avaliar as ações dos proprietários de lojas comerciais no Shopping Center de Patos de Minas. Além de caracterizá-los como empreendedores, identificou-se o nível de conhecimento que estes têm de seu negócio. Para tanto, os resultados apresentados foram obtidos por meio de uma pesquisa de natureza qualitativa, em que se utilizou como instrumento de coleta de dados entrevistas individuais, as quais foram gravadas, com vinte lojistas do 1ª Via Shopping. Para a análise dos resultados apurados, foi empregado o modelo teórico de atividades do processo gerencial de empreendedores proposto por Fillion (1999). Esse modelo enfoca uma integração sistêmica de cinco elementos: visualização, criação de arquitetura de negócios, animação/ criação de vida ao negócio, monitoração e aprendizagem. Os resultados mostraram que os lojistas apresentam várias características empreendedoras, como, visão, persistência, dedicação, disposição para aprender, dentre outros. Porém, muitos desses lojistas conduzem seu negócio de forma empírica, sem muita técnica e sem controles precisos da empresa. Portanto, pode ser observado que os lojistas apresentam um espírito empreendedor latente, mas falta-lhes, em muitos casos, uma maior orientação na gestão de sua empresa.