Data mining aplicado ao Ensino a Distância

Autores

  • Jeovane Aparecido de Oliveira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Ary dos Santos Rocha Junior Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

data mining, mineração de conhecimento, Ensino a Distância

Resumo

Atualmente, novos desafios aparecem no contexto de ensino a distância, exigindo cada vez mais dos responsáveis por cursos de tal cunho. Em contrapartida, diversas ferramentas vêm auxiliar no processo de planejamento, estruturação e definição das diretrizes de cursos a distância. O objetivo deste artigo é apresentar alguns dos benefícios que uma destas ferramentas, data mining, pode proporcionar aos gestores e aos promotores de cursos a distância. Obviamente que este não pretende esgotar todas as possibilidades aqui. Para uma melhor compreensão das técnicas usadas aqui, fez-se necessária a criação de uma base de dados de simulação, por meio da qual dados aleatórios foram gerados e posteriormente armazenados. Será apresentada, neste artigo, a metodologia utilizada para atingir tais benefícios, além de uma breve descrição das tecnologias apresentadas neste. Será apresentada ainda uma breve descrição da evolução do EaD (Ensino a Distância) e também análise e discussão dos resultados obtidos com a realização deste trabalho.

Biografia do Autor

Jeovane Aparecido de Oliveira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Aluno do curso de Sistemas de Informação

Ary dos Santos Rocha Junior, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor do Centro universitário de Patos de Minas e orientador da pesquisa

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Publicado

2018-11-12

Edição

Seção

Artigos