Data mining aplicado ao Ensino a Distância
Palavras-chave:
data mining, mineração de conhecimento, Ensino a DistânciaResumo
Atualmente, novos desafios aparecem no contexto de ensino a distância, exigindo cada vez mais dos responsáveis por cursos de tal cunho. Em contrapartida, diversas ferramentas vêm auxiliar no processo de planejamento, estruturação e definição das diretrizes de cursos a distância. O objetivo deste artigo é apresentar alguns dos benefícios que uma destas ferramentas, data mining, pode proporcionar aos gestores e aos promotores de cursos a distância. Obviamente que este não pretende esgotar todas as possibilidades aqui. Para uma melhor compreensão das técnicas usadas aqui, fez-se necessária a criação de uma base de dados de simulação, por meio da qual dados aleatórios foram gerados e posteriormente armazenados. Será apresentada, neste artigo, a metodologia utilizada para atingir tais benefícios, além de uma breve descrição das tecnologias apresentadas neste. Será apresentada ainda uma breve descrição da evolução do EaD (Ensino a Distância) e também análise e discussão dos resultados obtidos com a realização deste trabalho.