A atividade de experimentação no contexto da sala de aula

os saberes da docência em questão

Autores

  • Ana Daniela Alves Souza Amaral Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Nívia Maria Borges Pereira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

experimentação, aprendizagem, construção do conhecimento

Resumo

Este estudo tem como principal objetivo refletir sobre as atividades de experimentação no contexto da sala de aula, pois os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's) enfatizam que a experimentação é um dos recursos didáticos indispensáveis para uma boa aprendizagem. Diante disso, foi feito um breve histórico do ensino das Ciências ao longo da história até os dias atuais, para verificar qual a importância da experimentação diante dos objetivos propostos pelos Parâmetros Curriculares Nacionais e da necessidade de formar um aluno crítico, investigativo e capaz de construir seu próprio conhecimento.

Biografia do Autor

Ana Daniela Alves Souza Amaral, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Pedagogia pelo UNIPAM (2005) e bolsista do IV PIBIC

Nívia Maria Borges Pereira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Mestre em Educação, professora de Conteúdo e Metodologia do Ensino de Ciências nas quatro primeiras séries do ensino fundamental e orientadora da pesquisa

Downloads

Publicado

2018-11-09

Edição

Seção

Artigos