Saúde mental dos professores do ensino superior
impactos da COVID-19
Palavras-chave:
saúde mental, professores no ensino superior, COVID-19, impactos psicológicos, desigualdade de gêneroResumo
O presente estudo teve como escopo analisar os impactos da pandemia de COVID-19 sobre os docentes universitários, visto que houve diversas mudanças em seu ofício, como transição para o home office, aumento na carga de trabalho e dificuldade de adaptação às novas tecnologias. À vista disso, a metodologia empregada foi uma revisão integrativa da literatura e, por meio de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 11 artigos publicados entre 2019 e 2023. Os resultados, de forma geral, evidenciam que a pandemia impactou significativamente a saúde mental dos professores universitários, bem como trouxe numerosos desafios para essa classe trabalhadora. O estresse, a ansiedade e a exaustão foram agravados, principalmente entre as docentes do sexo feminino, que, devido à desigualdade de gênero, enfrentaram dupla jornada de trabalho. O presente estudo destaca a relevância de um olhar mais humanizado às condições e aos processos laborais dos professores.