Saúde mental dos professores do ensino superior

impactos da COVID-19

Autores

  • Matheus Soares Santana Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Cyntia Paixão Mendes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

saúde mental, professores no ensino superior, COVID-19, impactos psicológicos, desigualdade de gênero

Resumo

O presente estudo teve como escopo analisar os impactos da pandemia de COVID-19 sobre os docentes universitários, visto que houve diversas mudanças em seu ofício, como transição para o home office, aumento na carga de trabalho e dificuldade de adaptação às novas tecnologias. À vista disso, a metodologia empregada foi uma revisão integrativa da literatura e, por meio de critérios de inclusão e exclusão, foram selecionados 11 artigos publicados entre 2019 e 2023. Os resultados, de forma geral, evidenciam que a pandemia impactou significativamente a saúde mental dos professores universitários, bem como trouxe numerosos desafios para essa classe trabalhadora. O estresse, a ansiedade e a exaustão foram agravados, principalmente entre as docentes do sexo feminino, que, devido à desigualdade de gênero, enfrentaram dupla jornada de trabalho. O presente estudo destaca a relevância de um olhar mais humanizado às condições e aos processos laborais dos professores.

Biografia do Autor

Matheus Soares Santana, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Psicologia

Cyntia Paixão Mendes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2025-07-04

Edição

Seção

Artigos