Eficácia da eletroestimulação nervosa transcutânea no tratamento fisioterapêutico da dismenorreia em mulheres em idade reprodutiva

Autores

  • Thainy de Fátima Brito Barbosa Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Geovana Lara Rodrigues Fernandes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Kelly Christina de Faria Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Lays Magalhães Braga Barros Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

eletroanalgesia, fisioterapia, dismenorreia

Resumo

A dismenorreia corresponde à dor intensa na região abdominal ou pélvica associada ao ciclo menstrual, afetando negativamente a qualidade de vida das mulheres. Este estudo teve como objetivo verificar os efeitos da estimulação elétrica nervosa transcutânea (TENS) no alívio da dor em mulheres com dismenorreia. Participaram da pesquisa oito mulheres, com idades entre 20 e 30 anos, residentes em Patos de Minas (MG), submetidas a quatro sessões mensais, durante quatro meses consecutivos. A TENS foi aplicada nas fases lútea e menstrual, com parâmetros de 100 Hz, 40 μs e intensidade ajustada até o limiar sensorial. Observou-se redução imediata e estatisticamente significativa da dor em todas as sessões (p < 0,05), porém sem evidência de efeito cumulativo ao longo do tempo. Houve melhora nos domínios de capacidade funcional, vitalidade, saúde mental, aspectos sociais e dor, embora sem significância estatística (p > 0,05). Conclui-se que a TENS é eficaz na analgesia imediata da dismenorreia, com impacto positivo em alguns aspectos da qualidade de vida, mas não apresenta efeito cumulativo

Biografia do Autor

Thainy de Fátima Brito Barbosa, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Fisioterapia

Geovana Lara Rodrigues Fernandes , Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Fisioterapia

Kelly Christina de Faria Nunes , Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Lays Magalhães Braga Barros, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora coorientadora

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Publicado

2025-07-04

Edição

Seção

Artigos