Propostas pedagógicas para a alfabetização no contexto pós-pandemia
Palavras-chave:
alfabetização, pós-pandemia, propostas pedagógicasResumo
A alfabetização é essencial para o desenvolvimento escolar e exige grande atenção do profissional que alfabetiza. Durante a pandemia, desafios significativos impactaram o ensino, exigindo novas estratégias metodológicas para garantir as aprendizagens de leitura e escrita. Esta pesquisa, por meio de uma busca nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO, utiliza descritores como “alfabetização”, “pós-pandemia” e “propostas pedagógicas” para identificar artigos que abordam questões relativas à alfabetização no contexto pandêmico e pós-pandêmico. Os artigos selecionados abordaram efeitos da pandemia na alfabetização e propostas pedagógicas para alfabetização planejadas e/ou desenvolvidas após a pandemia. As propostas pedagógicas para alfabetização no contexto pós-pandemia que foram identificadas e analisadas são as seguintes: formação continuada, gamificação, reforço escolar, metodologias ativas e acolhimento socioemocional. Essas propostas têm se mostrado soluções eficazes no enfrentamento das dificuldades educacionais geradas pelos efeitos provocados pelas intensas mudanças da sociedade após a pandemia.

