Propostas pedagógicas para a alfabetização no contexto pós-pandemia

Autores

  • Nathália Eduarda Dias Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Carolina da Cunha Reedijk Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

alfabetização, pós-pandemia, propostas pedagógicas

Resumo

A alfabetização é essencial para o desenvolvimento escolar e exige grande atenção do profissional que alfabetiza. Durante a pandemia, desafios significativos impactaram o ensino, exigindo novas estratégias metodológicas para garantir as aprendizagens de leitura e escrita. Esta pesquisa, por meio de uma busca nas bases de dados Google Acadêmico e SciELO, utiliza descritores como “alfabetização”, “pós-pandemia” e “propostas pedagógicas” para identificar artigos que abordam questões relativas à alfabetização no contexto pandêmico e pós-pandêmico. Os artigos selecionados abordaram efeitos da pandemia na alfabetização e propostas pedagógicas para alfabetização planejadas e/ou desenvolvidas após a pandemia. As propostas pedagógicas para alfabetização no contexto pós-pandemia que foram identificadas e analisadas são as seguintes: formação continuada, gamificação, reforço escolar, metodologias ativas e acolhimento socioemocional. Essas propostas têm se mostrado soluções eficazes no enfrentamento das dificuldades educacionais geradas pelos efeitos provocados pelas intensas mudanças da sociedade após a pandemia.

Biografia do Autor

Nathália Eduarda Dias, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Pedagogia

Carolina da Cunha Reedijk, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2025-10-30

Edição

Seção

Artigos