Análise mercadológica e do ambiente organizacional
um estudo de caso do Hospital Vera Cruz
Palavras-chave:
gestão, hospital, tomada de decisões, clima organizacionalResumo
As organizações hospitalares promovem saúde. A diminuição dessas instituições brasileiras privadas recentemente foi realidade. Este estudo objetivou avaliar processos gerenciais de um hospital, focado nas análises mercadológica e do ambiente organizacional. Foi feita uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, realizada no Hospital Vera Cruz (HVC) em Patos de Minas (MG). Identificou-se período de transição administrativa atual com adaptações e alinhamento estratégico sendo reestruturado. Encontrou-se relação teórico-prática, com exposição de dificuldades existentes. O percentual de satisfação do clima organizacional foi de 62%. Sobre participação de mercado, mostrou-se líder regional, com expressiva quantidade de clientes e atendimentos. Na esfera de recrutamento, o uso de tecnologias sugeriram avanço. O estudo possibilitou percepção do clima organizacional e posição no mercado e favoreceu a observação de forma crítica da realidade do hospital.

