Análise mercadológica e do ambiente organizacional

um estudo de caso do Hospital Vera Cruz

Autores

  • Mariane Silva Amorim Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Flávio Daniel Borges de Morais Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

gestão, hospital, tomada de decisões, clima organizacional

Resumo

As organizações hospitalares promovem saúde. A diminuição dessas instituições brasileiras privadas recentemente foi realidade. Este estudo objetivou avaliar processos gerenciais de um hospital, focado nas análises mercadológica e do ambiente organizacional. Foi feita uma pesquisa de caráter quantitativo e qualitativo, realizada no Hospital Vera Cruz (HVC) em Patos de Minas (MG). Identificou-se período de transição administrativa atual com adaptações e alinhamento estratégico sendo reestruturado. Encontrou-se relação teórico-prática, com exposição de dificuldades existentes. O percentual de satisfação do clima organizacional foi de 62%. Sobre participação de mercado, mostrou-se líder regional, com expressiva quantidade de clientes e atendimentos. Na esfera de recrutamento, o uso de tecnologias sugeriram avanço. O estudo possibilitou percepção do clima organizacional e posição no mercado e favoreceu a observação de forma crítica da realidade do hospital.

Biografia do Autor

Mariane Silva Amorim, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Fisioterapia 

Flávio Daniel Borges de Morais, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professor orientador

Downloads

Publicado

2025-11-04

Edição

Seção

Artigos