Aplicabilidade da metodologia ativa de ensino no estudo da anatomia humana
Palavras-chave:
metodologia ativa, anatomia humana, aprendizagemResumo
A anatomia humana é uma disciplina fundamental e complexa, cujo aprendizado é fundamental e gradativo, pautado em técnicas adequadas de ensino. O presente artigo teve como objetivo avaliar os impactos positivos e negativos impostos pela metodologia ativa no estudo da anatomia humana. A busca estratégica foi realizada nas bases de dados PubMed, Google Acadêmico, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scielo. Foram considerados elegíveis os estudos publicados nos últimos 10 anos, que fornecem uma análise da relação entre a metodologia ativa de ensino e o estudo da anatomia humana. Embora alguns estudos não tenham demonstrado superioridade da metodologia ativa de ensino em relação à tradicional, a maioria evidenciou que o interesse e a participação dos alunos nos diferentes tipos de metodologia ativa suscitaram resultados positivos no envolvimento com a disciplina. Metodologias ativas promovem o engajamento dos alunos, em contraste com uma abordagem tradicional, que é passiva. A integração de novas tecnologias é essencial para um ensino de anatomia humana mais profícuo.

