Aplicabilidade da metodologia ativa de ensino no estudo da anatomia humana

Autores

  • Vitor Emanuel Gonçalves Braga Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Lucas Antônio Guimarães Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Mariluce Ferreira Romão Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

metodologia ativa, anatomia humana, aprendizagem

Resumo

A anatomia humana é uma disciplina fundamental e complexa, cujo aprendizado é fundamental e gradativo, pautado em técnicas adequadas de ensino. O presente artigo teve como objetivo avaliar os impactos positivos e negativos impostos pela metodologia ativa no estudo da anatomia humana. A busca estratégica foi realizada nas bases de dados PubMed, Google Acadêmico, Biblioteca Virtual de Saúde (BVS) e Scielo. Foram considerados elegíveis os estudos publicados nos últimos 10 anos, que fornecem uma análise da relação entre a metodologia ativa de ensino e o estudo da anatomia humana. Embora alguns estudos não tenham demonstrado superioridade da metodologia ativa de ensino em relação à tradicional, a maioria evidenciou que o interesse e a participação dos alunos nos diferentes tipos de metodologia ativa suscitaram resultados positivos no envolvimento com a disciplina. Metodologias ativas promovem o engajamento dos alunos, em contraste com uma abordagem tradicional, que é passiva. A integração de novas tecnologias é essencial para um ensino de anatomia humana mais profícuo.

Biografia do Autor

Vitor Emanuel Gonçalves Braga, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Medicina

Lucas Antônio Guimarães, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Medicina

Mariluce Ferreira Romão, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2025-10-30

Edição

Seção

Artigos