Profissionalidade docente

uma revisão integrativa

Autores

  • Geovana Sousa Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Monaliza Angélica Santana Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

profissionalidade docente, Desenvolvimento Profissional Docente, saberes e competências docentes.

Resumo

A profissionalidade docente compreende os aspectos sociais, profissionais e acadêmicos que legitimam a docência, constituindo-se como tema central na formação de professores. Esta pesquisa teve como objetivo geral realizar um levantamento de conhecimentos teóricos produzidos sobre a profissionalidade docente, identificando aspectos convergentes e divergentes entre autores nacionais e internacionais no período de 2015 a 2025. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, analisando vinte e quatro artigos publicados nas cinco revistas mais consultadas da base Scielo: Educação & Sociedade, Educação e Pesquisa, Revista Brasileira de Educação, Caderno CEDES e Cadernos de Pesquisa. A análise realizada permitiu compreender as diferentes perspectivas teóricas acerca da profissionalidade docente, seus saberes e competências, bem como a consolidação da identidade profissional docente, além de elencar as convergências e divergências entre os autores pesquisados. Constatou-se ainda que o desenvolvimento profissional do professor requer a articulação entre saberes teóricos e práticos, evitando a hipervalorização de um em detrimento do outro.

Biografia do Autor

Geovana Sousa Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Discente de Pedagogia

Monaliza Angélica Santana, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2025-10-30

Edição

Seção

Artigos