Profissionalidade docente
uma revisão integrativa
Palavras-chave:
profissionalidade docente, Desenvolvimento Profissional Docente, saberes e competências docentes.Resumo
A profissionalidade docente compreende os aspectos sociais, profissionais e acadêmicos que legitimam a docência, constituindo-se como tema central na formação de professores. Esta pesquisa teve como objetivo geral realizar um levantamento de conhecimentos teóricos produzidos sobre a profissionalidade docente, identificando aspectos convergentes e divergentes entre autores nacionais e internacionais no período de 2015 a 2025. A metodologia utilizada foi a revisão integrativa, analisando vinte e quatro artigos publicados nas cinco revistas mais consultadas da base Scielo: Educação & Sociedade, Educação e Pesquisa, Revista Brasileira de Educação, Caderno CEDES e Cadernos de Pesquisa. A análise realizada permitiu compreender as diferentes perspectivas teóricas acerca da profissionalidade docente, seus saberes e competências, bem como a consolidação da identidade profissional docente, além de elencar as convergências e divergências entre os autores pesquisados. Constatou-se ainda que o desenvolvimento profissional do professor requer a articulação entre saberes teóricos e práticos, evitando a hipervalorização de um em detrimento do outro.

