O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • Declaração de Responsabilidade - Certifico que o artigo representa um trabalho inédito e que nem este manuscrito, em parte ou na íntegra, nem outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, foi publicado ou está sendo considerado para publicação em outra revista, seja no formato impresso ou eletrônico. Atesto que, se solicitado, fornecerei ou cooperarei na obtenção e fornecimento de dados sobre os quais o artigo está sendo baseado, para exame dos editores. Certifico que todos os autores participaram suficientemente do trabalho para tornar pública sua responsabilidade pelo conteúdo.
  • Autorizo a publicação do artigo submetido na referida Revista cedendo os direitos autorais patrimoniais decorrentes, a título gratuito e em caráter definitivo. Declaro que a obra cedida é de minha autoria exclusiva e que assumo a total responsabilidade pelo seu conteúdo.
  • Seguir o  Manual do Autor.
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word.

Diretrizes para Autores

Normas para submissão de ARTIGOS COMPLETOS

(Modalidade Apresentação Oral)

Os artigos completos a serem submetidos para a avaliação da comissão científica do COMCISA podem se enquadrar nas seguintes categorias: Relato de caso clínico, Relato de experiência, Revisão de Literatura ou Pesquisa científica e serão considerados aqueles trabalhos que se pautarem nas normas de formatação e cumprirem as seguintes condições gerais:

 

  • Cada autor poderá inscrever até 02 (dois) trabalhos, sendo 01 (um) como autor principal e 01 (um) em coautoria.
  • Cada trabalho pode ter, no máximo, um autor e 04 coautores (incluindo orientador, se for o caso).
  • O autor deve, obrigatoriamente, pagar a taxa de inscrição antes da submissão do trabalho.
  • Não haverá devolução da taxa de inscrição caso o trabalho não seja aprovado.
  • Os trabalhos propostos deverão indicar o eixo temático a que se vinculam.
  • Os trabalhos devem ser originais e inéditos.
  • Não será possível corrigir ou modificar os textos depois do aceite pelo Comitê Científico.

 

Somente poderão integrar a programação oficial, receber o correspondente certificado e ter direito à publicação do texto na Revista do evento, os autores que preencherem estas condições.

Os conteúdos dos trabalhos apresentados são de exclusiva responsabilidade dos autores.

Diagramação geral dos trabalhos

A submissão de propostas requer a apresentação do texto completo da obra. O texto completo do trabalho deve ser enviado somente pelo sistema on-line, em formato Word, seguindo o modelo padrão de submissão. A não obediência a esta regra implicará a recusa ou a não apreciação do trabalho.

O trabalho deve seguir o seguinte formato: margens superior, inferior, direita e esquerda 3 cm, entrelinhas Simples, fonte Calibri tamanho 12, com exceção das ilustrações, tabelas, notas e citações diretas em recuo, cujas fontes devem apresentar tamanho 10, entradas de parágrafo 1,25 a partir da margem, e alinhamento justificado. As páginas deverão estar numeradas na parte inferior direita.

O título do trabalho deve estar em letra maiúscula, em negrito (fonte Calibri tamanho 16), com alinhamento centralizado. Em nota de rodapé, deve ser indicado o eixo temático a que o trabalho se vincula e a categoria (comunicação oral). Os nomes dos autores devem aparecer logo abaixo do título do trabalho, uma linha em branco, centralizados, seguidos pela informação de financiamento obtido, quando for o caso, pela identificação da instituição e pelo correio eletrônico dos autores. Logo abaixo, deve estar o resumo apresentado em um único parágrafo, espaço simples, sem notas nem referências bibliográficas, com uma extensão máxima de 300 palavras. Finalmente, antes do texto completo do trabalho, devem estar três ou quatro palavras-chave. Resumo e palavras-chave devem vir acompanhados de sua versão em inglês (abstract e keywords).

Os trabalhos devem ser apresentados em forma final de artigo para sua publicação, com a introdução do problema, desenvolvimento, conclusões e referências, observando as normas da ABNT para a publicação de trabalhos científicos. O texto completo, incluídas as notas de rodapé, referências, quadros e tabelas, deve ter uma extensão entre 25.000 e 35.000 caracteres, incluindo os espaços entre palavras (média entre 10 a 15 páginas). Trabalhos que não atendam às regras especificadas nas normas de submissão serão automaticamente excluídos

Avaliação dos trabalhos

Todos os trabalhos submetidos serão verificados pelo Comitê Científico quanto ao formato, exigindo-se a obediência às orientações estabelecidas. Os trabalhos submetidos serão avaliados por pareceristas ad hoc do eixo temático correspondente.

O julgamento dos trabalhos obedecerá aos seguintes critérios:

  • Adequação do conteúdo ao eixo temático proposto;
  • Atendimentos às normas técnicas de padronização do texto completo e do resumo;
  • Clareza na formulação e no desenvolvimento do tema;
  • Consistência e rigor no tratamento teórico e metodológico;
  • Correção da linguagem e citação das referências;
  • Originalidade e contribuição para o avanço do conhecimento na área;
  • Cumprimento das condições de submissão.

Resultado da avaliação e publicação dos trabalhos

O parecer dos membros do Comitê Científico é conclusivo e, como tal, não estará sujeito à revisão. Desse modo, reitera-se a importância da qualidade dos trabalhos e da estrita observância das condições de submissão, normas de formatação e critérios de avaliação. O resultado da avaliação dos trabalhos será divulgado no dia previsto no calendário disponibilizado na página inicial deste portal.

Os trabalhos que forem aceitos pelo Comitê Científico, e cujos autores cumprirem todas as condições previstas, serão publicados na revista do evento, em formato digital, no site oficial do Congresso: https://revistas.unipam.edu.br/index.php/revistadocomcisa.  A apresentação dos trabalhos dar-se-á na modalidade oral, com tempo de 15 minutos, seguido de 05 minutos para perguntas e respostas.

A data final para a submissão dos artigos é dia 18 de outubro de 2019.

 

Manual de Submissão

Modelo padrão artigos

Modelo de apresentação