Triagem neonatal positiva

avaliação da rede social em uma Unidade Básica de Saúde

Autores

  • Taís Daniele Soares Faria Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marilene Rivany Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

enfermagem em saúde pública, promoção da saúde, rede social, saúde da criança, triagem neonatal

Resumo

Triagem neonatal (TN) trata de uma ação preventiva que permite fazer o diagnóstico o mais precocemente possível. O objetivo do presente estudo é identificar a rede social de crianças com triagem neonatal positiva (TNP) em uma unidade básica de saúde. Tratou-se de uma pesquisa documental seguida de uma pesquisa de campo descritiva com abordagem quanti-qualitativa. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética de Pesquisa do Centro Universitário de Patos de Minas, parecer nº 2.449.434/2017. O estudo foi realizado na Unidade de Atenção Primária à Saúde (UAPS) Dr. Carlos Martins Neto, conhecida como Alto Colina, em Patos de Minas - MG. A pesquisa documental utilizou como fonte o caderno de registro do teste do pezinho, nos últimos cinco anos, de janeiro de 2014 a junho de 2018. Para a coleta de dados, foram utilizados o caderno de registro do teste do pezinho e o mapa de rede social. Os mapas foram analisados conforme parâmetros do instrumento. Durante o período de tempo analisado, apenas 1,36% dos testes realizados foram positivos na UAPS, mostrando a efetividade do PNTN na unidade. Na avaliação das redes sociais, notou-se que a família é a principal rede de suporte destas crianças e que a UAPS não é efetiva no acompanhamento destas crianças. A utilização do trabalho de redes sociais na Estratégia de Saúde da Família pode ser uma forma rica de aproximação entre comunidade e equipes.

Biografia do Autor

Taís Daniele Soares Faria, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Enfermagem (UNIPAM)

Marilene Rivany Nunes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Enfermeira, Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela EERP-USP, Professora (UNIPAM)

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Publicado

2019-05-10

Edição

Seção

Artigo