Prevalência e fatores associados à ansiedade em universitários de uma IES privada de Minas Gerais

Autores

  • Nísio Lourenço Júnior Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Nádia Camila Rodrigues Costa Caixeta Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Salvador Boccaletti Ramos Universidade de Franca (UNIFRAN)

Palavras-chave:

saúde mental, ansiedade, estudantes de Farmácia

Resumo

A ansiedade é uma emoção caracterizada por sentimentos de tensão, pensamentos preocupados e mudanças físicas e pode se tornar patológica. No cenário atual, a ansiedade afeta muitos universitários. Por essa razão, o objetivo deste trabalho foi estimar a prevalência e os fatores relacionados à ansiedade em estudantes do curso de Farmácia. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa, realizado com 132 estudantes do curso de Farmácia de uma IES privada de Minas Gerais. O instrumento de coleta de dados foi um questionário contendo questões relativas a características sociodemográficas, comportamentais, além da Escala de Ansiedade de Beck. A análise dos dados categóricos foi realizada por meio de estatísticas descritivas e do teste Qui-quadrado, adotando-se o nível de significância em 5%. Todas as análises foram realizadas através do software JASP versão 0.11. O estudo foi aprovado pelo CEP do UNIPAM, conforme Parecer nº 3.445.122. Foi demonstrado pelo referido estudo que a prevalência de ansiedade nos estudantes do curso de Farmácia foi de 77,88%, com maior predomínio do nível moderado no segundo período (37,1%, n=13), leve no quarto período (31,8%, n=7), grave no sexto período (43,5%, n=10), moderado no oitavo período (41,7%, n=10) e moderado (32,1%, n=9) / grave (32,1%, n=9) no décimo período. Pôde-se constatar que os fatores sociodemográficos e comportamentais relacionados à ansiedade foram sexo, horas de sono e preocupação com o futuro. Acredita-se que o reconhecimento da ansiedade e a busca de medidas mitigadoras no meio acadêmico são de extrema importância, uma vez que a criação de estratégias voltadas para o controle desse transtorno pode garantir o melhor desempenho dos universitários e bem-estar cognitivo e emocional.

Biografia do Autor

Nísio Lourenço Júnior, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do curso de Farmácia do UNIPAM

Nádia Camila Rodrigues Costa Caixeta, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora do curso de Farmácia do UNIPAM

Salvador Boccaletti Ramos, Universidade de Franca (UNIFRAN)

Docente do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Franca – UNIFRAN

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Publicado

2020-05-04

Edição

Seção

Artigo