O estresse e as estratégias de coping de estudantes universitários

Autores

  • Isabela Borges Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Máira Cristina Rodrigues Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

estresse, coping, estudantes universitários

Resumo

O objetivo do presente estudo foi realizar uma revisão bibliográfica para investigar o estresse dos estudantes universitários e as estratégias de coping utilizadas por esses sujeitos. Para a realização da revisão, foram utilizadas as seguintes bases de dados: BVS, Pubmed e Scielo; e os seguintes descritores: 1) estudantes universitários (college students, para busca de artigos estrangeiros) ou ensino superior (higher education) ou acadêmicos (academics), 2) estresse (stress) e 3) coping ou estratégias de enfrentamento (coping strategies). Os critérios de inclusão adotados foram texto completo disponível, data de publicação entre 2008 e 2018, idioma em português ou inglês e conter os descritores no resumo. Foram excluídos os estudos que não foram realizados com estudantes universitários e que não abrangem os mecanismos de coping utilizados. A extração dos resultados foi feita com base nas seguintes categorias: ano de publicação, idioma, país em que foi realizado o estudo, tamanho e composição da amostra, principais resultados, situações indicadas como fatores estressores para os estudantes e mecanismos de coping utilizados em resposta ao estresse. Foram incluídos 12 artigos que se classificam de acordo com os critérios de inclusão e exclusão. Os principais fatores encontrados como desencadeadores de estresse no ambiente acadêmico podem ser subdivididos em: 1) fatores acadêmicos, 2) fatores sociais, 3) fatores financeiros e 4) fatores individuais. Os fatores acadêmicos incluem as demandas exigentes do contexto universitário, a desorganização da universidade e questões vocacionais. Os fatores sociais abrangem o isolamento e a solidão, os conflitos interpessoais, a pressão e o baixo suporte social. As dificuldades financeiras e as características individuais de cada aluno também têm um grande impacto no nível de estresse. As estratégias de coping podem ser 1) focadas no problema ou focadas na emoção, 2) controle primário ou secundário ou estratégias de desengajamento e 3) adaptativas ou desadaptativas. Características sociodemográficas como sexo, idade e curso do aluno também têm impactos no nível de estresse. Os resultados do presente estudo contribuem para melhor compreensão das situações estressoras para os estudantes universitários e das estratégias de coping utilizadas por eles, possibilitando o planejamento de intervenções necessárias para desenvolver estratégias mais efetivas e adaptativas.

Biografia do Autor

Isabela Borges, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Psicologia (UNIPAM)

Máira Cristina Rodrigues, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Psicóloga, Psicopedagoga, Mestre em Educação e Docente do curso de Psicologia (UNIPAM)

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Publicado

2019-05-10

Edição

Seção

Artigo