Caracterização do serviço-escola do Centro Universitário de Patos de Minas no período de 2009 a 2013

Autores

  • Mardones Moreira Freire Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Isabela Borges Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Máira Cristina Rodrigues Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

serviço-escola, atendimento psicológico, caracterização da clientela

Resumo

O presente trabalho teve o objetivo de caracterizar a clientela do Serviço-Escola do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), por meio de uma pesquisa retrospectiva de uma amostra documental. Foram avaliados 1070 prontuários dos pacientes que foram atendidos no período de 2009 a 2013. Os resultados mostram que a maioria dos clientes é do sexo feminino (60,2%), porém, entre as crianças, predomina as do sexo masculino (64,8%). A maior parte da amostra foi composta por adultos (45,5%), sendo que, dos pacientes maiores de 18 anos, 57,7% são casados. Em relação à escolaridade, prevaleceu o Ensino Fundamental incompleto (34,6%) e a respeito da religião, a principal foi a católica (50,3%). Os pacientes buscaram o serviço, majoritariamente, por demanda espontânea (60,9%), e as principais queixas foram relativas a problemas familiares (9,4%), ansiedade (6,8%) e sintomas depressivos (6,5%). Quanto às instituições de encaminhamento, predominaram as Instituições de Proteção Social de Alta Complexidade (17,1%). O tempo médio de espera para o atendimento após a triagem foi de 92,5 dias, com um número médio de 11,37 atendimentos. O principal motivo para suspensão do atendimento foi abandono sem justificativa (30%). O estudo apresenta limitações metodológicas em decorrência da ausência de registros padronizados, adequados e bem preenchidos. Os resultados desta pesquisa possibilitarão a implementação de medidas para melhorar a qualidade dos registros, além de viabilizar o aprimoramento dos processos internos do Serviço-Escola, visando a uma prestação de serviços de maior qualidade e a uma formação profissional mais efetiva e abrangente dos graduandos.

Biografia do Autor

Mardones Moreira Freire, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduando do curso de Psicologia (UNIPAM)

Isabela Borges, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Psicologia (UNIPAM)

Máira Cristina Rodrigues, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Psicóloga, Psicopedagoga, Mestre em Educação e Docente do curso de Psicologia (UNIPAM)

Downloads

Publicado

2019-05-10

Edição

Seção

Artigo