Relação de vivências de situações de bullying e depressão em adolescentes escolares

Autores

  • Josilene Renata Braga Azevedo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Marilene Rivany Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

bullying, depressão, enfermagem, saúde do adolescente, saúde do escolar

Resumo

O estudo objetivou identificar e associar a presença de bullying e depressão em adolescentes matriculados em uma escola pública do município de Patos de Minas - MG. Trata-se de uma pesquisa descritiva e quantitativa.  A amostra constituiu-se de 84 adolescentes escolares de ambos os sexos com idade de 12 a 15 anos matriculados no 7° ano. Utilizaram-se os instrumentos Inventário de Depressão Infantil e a Escala de Violência Escolar. Notou-se que tanto os adolescentes do sexo masculino, 39 (46,42%), quanto os do sexo feminino, 45 (53,57%), vivenciaram situações de bullying. Identificou-se depressão em 14 (16,66%) adolescentes, sendo mais prevalente no sexo masculino, 08 (9,52%). Todos os adolescentes que apresentaram depressão expressaram vivências de situações de bullying. Certificou-se de que esses adolescentes precisam de um acompanhamento da Estratégia Saúde da Família em que o enfermeiro, juntamente com profissionais multidisciplinares do Núcleo Ampliado de Saúde da Família, poderá desenvolver o Programa de Saúde na Escola e o Programa de Combate ao Bullying. Este estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa, do Centro Universitário de Patos de Minas UNIPAM, sob protocolo n°2.449.436 em 20/12/2017.

Biografia do Autor

Josilene Renata Braga Azevedo, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduanda do curso de Enfermagem (UNIPAM)

Marilene Rivany Nunes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Enfermeira; Doutora em Enfermagem em Saúde Pública pela EERP-USP; Professora (UNIPAM)

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Publicado

2019-05-10

Edição

Seção

Artigo