Análises e reflexões sobre a elaboração de enunciados de atividades e tarefas nas aulas de Língua Portuguesa

Autores

  • Kleissiely de Castro Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Bianca de Souza Gomes Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Amanda Gazola Tartuci Promel

Palavras-chave:

ensino, materiais didáticos, enunciados, Língua Portuguesa

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo basilar apresentar recursos e estratégias didáticas que podem auxiliar professores, nas aulas de Língua Portuguesa, a produzir enunciados de atividades e tarefas escolares mais sistematizados e condizentes com o objetivo de ensino pretendido. Nesse sentido, foram realizadas duas propostas de análise de materiais didáticos: a primeira, foi feita a partir de uma atividade retirada do Plano de Ensino Tutorado (PET), de Minas Gerais; a segunda foi executada por meio de um fôlder informativo. Para a consecução do objetivo proposto, foram utilizados, sobretudo, os estudos de Marcuschi (2006), com o intuito de embasar as discussões sobre as concepções de gênero, linguagem e ensino, e Lino de Araújo (2017), a fim de problematizar a maneira como os enunciados de atividades e tarefas são elaborados nas aulas de língua materna. Diante do exposto, espera-se, com este trabalho, fornecer insumos aos educadores para a construção de atividades escolares mais contextualizadas, baseadas em noções fundamentadas de língua, linguagem e ensino.

Biografia do Autor

Kleissiely de Castro, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Licenciada em Letras Português/Inglês

Bianca de Souza Gomes, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Licenciada em Letras Português/Inglês

Amanda Gazola Tartuci, Promel

Mestre em Discurso e Representação Social

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Publicado

2022-07-06

Edição

Seção

Artigos