Oficina de Escrita Criativa na Educação Terapêutica

um relato pedagógico

Autores

  • Tales Lanfredi Lago Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Palavras-chave:

escrita criativa, Educação Terapêutica, oficina de escrita

Resumo

Este artigo é um relato pedagógico que busca compartilhar a criação e o desenvolvimento de uma oficina de Escrita Criativa (EC) feita em um espaço de Educação Terapêutica. Em um primeiro momento, utilizou-se do método bibliográfico para analisar os conceitos de Escrita Criativa, que é um tipo de oficina de escrita que foca em desenvolver a criatividade, e Educação Terapêutica, uma contribuição da psicanálise à educação. Em um segundo momento, apresenta-se a criação dessa oficina de EC, que usa como base leituras de Sigmund Freud e Paulo Freire e, logo após, são mostrados os resultados obtidos com a oficina na turma: diversos poemas. Por fim, espera-se que outros educadores dessa área do conhecimento leiam sobre a relevância da EC na Educação Terapêutica e apliquem em suas realidades laborais.

Biografia do Autor

Tales Lanfredi Lago, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Discente do curso de Letras

Downloads

Publicado

2022-11-23

Edição

Seção

Artigos