Impactos da formação docente continuada

uma discussão sobre o trabalho com a produção textual nas escolas

Autores

  • Priscila Franciely Souza Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Guilherme Melo Universidade Federal de Lavras (UFLA)
  • Helena Maria Ferreira Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Palavras-chave:

formação docente continuada, produção textual, perspectiva discursiva

Resumo

Este artigo elege como objeto de estudo a formação docente para o trabalho com a produção textual em uma perspectiva discursiva. Assim, parte-se do pressuposto de que a escrita de um texto se constitui como uma atividade complexa, em que estão ligadas questões linguísticas, textuais e discursivas, além de haver uma demanda de ressignificação de paradigmas subjacentes às práticas pedagógicas. Desse modo, o presente trabalho tem por objetivo explanar as concepções utilizadas no decorrer do tempo no que se refere ao trabalho com a produção textual, assim como propor uma reflexão sobre a necessidade de se promover uma formação docente continuada. Para consecução do objetivo proposto, foi realizada uma pesquisa teórica amparada em Antunes (2003), Francelino (2011), Geraldi (2006) e Britto (2003). Tais autores embasaram, respectivamente, as discussões a respeito de aulas de Língua Portuguesa, da linguagem como interação, do trabalho com a produção de textos e da tendência reducionista de ensino instaurada em algumas escolas do Brasil. Dessa maneira, o trabalho se justifica pela necessidade de ampliação do conceito de produção textual, partindo de uma perspectiva que contemple a interação entre o autor, o texto e o leitor, considerando, também, a sua função social.

Biografia do Autor

Priscila Franciely Souza, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Mestre em Educação

Guilherme Melo, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Graduado em Letras - Português, Inglês e suas Literaturas

Helena Maria Ferreira, Universidade Federal de Lavras (UFLA)

Professora orientadora

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Publicado

2022-11-23

Edição

Seção

Artigos