Trabalho e Inclusão (TRI)
a contemporaneidade e o desenvolvimento profissional das pessoas com deficiência e doenças raras no mercado de trabalho
Palavras-chave:
educação-trabalho, inclusão e qualificação profissional, pessoas com deficiência e doenças raras, inclusão, tecnologia digitalResumo
Busca-se, no cenário educacional, articular abordagens pedagógicas e epistemológicas inclusivas, subjacentes às atividades didáticas de qualificação profissional que proponham diretrizes, visando fomentar o ensino e a qualificação profissional na contemporaneidade às pessoas com deficiência e doenças raras. Nesse cenário, exploram-se iniciativas inovadoras para o processo de formação e qualificação profissional, corroborando a difusão da educação profissional e da inclusão efetiva no Brasil, que aponta possibilidades para o enfrentamento da pobreza com oportunidades de trabalho e para a promoção de condições para vidas dignas, produtivas e autônomas, procurando atender os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, em especial, buscar concepções, técnicas de acessibilidade, tecnologia assistiva como recursos e serviços que ampliam habilidades funcionais, métodos que favoreçam potencialidades e dimensões humanas, consequentemente promover vida independente e alternativas e métodos eficazes para transpor barreiras sociais e atitudinais na inserção e na inclusão efetiva das pessoas com deficiência e doenças raras no mercado de trabalho.