A música como recurso pedagógico e instrumento de reflexão social

Autores

  • Allana Marques Feitosa Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Maria Beatriz Ferreira Santos Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Maria Eulália Sampaio dos Santos Universidade Estadual do Piauí (UESPI)
  • Yasmim Mirele Xavier dos Santos Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Palavras-chave:

gênero textual, música, oralidade

Resumo

O presente trabalho busca realizar um estudo acerca do uso da música como gênero textual a fim de trabalhar a oralidade. Para tanto, a música “Acorde, amor”, do cantor e compositor brasileiro Chico Buarque de Holanda, será utilizada como objeto de estudo no que se refere ao trabalho com a oralidade. As contribuições teóricas usadas para fundamentar este estudo são as de Angela Kleiman (2002), Rildo Cosson (2020), Cláudia Santos (2016) e outros estudiosos que fazem considerações relevantes para o tema. Os resultados obtidos comprovam a efetividade do gênero textual música como instrumento para trabalho com a oralidade, assim como reafirmam sua importância artística e cultural para a sociedade na qual está inserida.

Biografia do Autor

Allana Marques Feitosa, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Discente do curso de Letras - Licenciatura em Português

Maria Beatriz Ferreira Santos, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Discente do curso de Letras - Licenciatura em Português

Maria Eulália Sampaio dos Santos, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Discente do curso de Letras - Licenciatura em Português

Yasmim Mirele Xavier dos Santos, Universidade Estadual do Piauí (UESPI)

Discente do curso de Letras - Licenciatura em Português

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Publicado

2022-11-23

Edição

Seção

Artigos