O advérbio nos livros didáticos Se liga na língua e Multiversos linguagens
Palavras-chave:
livro didático, gramática, análise linguística, advérbioResumo
A Análise Linguística como eixo do ensino de língua materna apresenta-se como uma concepção norteadora dos procedimentos metodológicos. Nessa perspectiva, este estudo objetiva verificar a análise linguística em livros didáticos (LD). Quanto à metodologia do trabalho, tendo como principal recurso os LD, trata-se de pesquisa qualitativa, cuja fase bibliográfica fundamenta-se em Antunes (2003), Bunzen e Rojo (2005), Bezerra e Reinaldo (2013), e a etapa documental consiste no estudo das coletâneas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Como resultados, pode-se constatar que os dados coletados e analisados revelaram inconsistências das abordagens no estudo do advérbio. Conclui-se que a revisão crítica de LD é importante para gerar contribuições didático-pedagógicas, aperfeiçoando, assim, as ferramentas educacionais usadas na sala de aula em fomento ao avanço do conhecimento científico aplicado ao ensino de Língua Portuguesa.