O advérbio nos livros didáticos Se liga na língua e Multiversos linguagens

Autores

  • Iucif Lemos do Nascimento Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Vitor Sales Jacinto Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)
  • Joane Marieli Pereira Caetano UEMG
  • Adriene Ferreira de Mello Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Palavras-chave:

livro didático, gramática, análise linguística, advérbio

Resumo

A Análise Linguística como eixo do ensino de língua materna apresenta-se como uma concepção norteadora dos procedimentos metodológicos. Nessa perspectiva, este estudo objetiva verificar a análise linguística em livros didáticos (LD). Quanto à metodologia do trabalho, tendo como principal recurso os LD, trata-se de pesquisa qualitativa, cuja fase bibliográfica fundamenta-se em Antunes (2003), Bunzen e Rojo (2005), Bezerra e Reinaldo (2013), e a etapa documental consiste no estudo das coletâneas de Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Como resultados, pode-se constatar que os dados coletados e analisados revelaram inconsistências das abordagens no estudo do advérbio. Conclui-se que a revisão crítica de LD é importante para gerar contribuições didático-pedagógicas, aperfeiçoando, assim, as ferramentas educacionais usadas na sala de aula em fomento ao avanço do conhecimento científico aplicado ao ensino de Língua Portuguesa.

Biografia do Autor

Iucif Lemos do Nascimento, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduando em Letras Português - Inglês. Bolsista do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG), filiado ao projeto “Estudos em metodologia do ensino de língua materna: a Análise Linguística no livro didático de português”

Vitor Sales Jacinto, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Graduando em Letras Português - Inglês. Bolsista do Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG), filiado ao projeto “Estudos em metodologia do ensino de língua materna: a Análise Linguística no livro didático de português”

Joane Marieli Pereira Caetano, UEMG

Professora orientadora. Coordenadora do Projeto “Estudos em metodologia do ensino de língua materna: a Análise Linguística no livro didático de português”, financiado pelo Programa Institucional de Apoio à Pesquisa (PAPq/UEMG)

Adriene Ferreira de Mello, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ)

Mestra em Língua Portuguesa

Downloads

Publicado

2022-11-23

Edição

Seção

Artigos