O outro lado da história

um pouco da realidade dos professores com deficiências no mercado de trabalho

Autores

  • Paloma Cristina Ferreira Moisés Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

inclusão, pessoas com deficiência, professores, mercado de trabalho

Resumo

A inclusão tem sido tema recorrente na sociedade contemporânea, em seus mais variados aspectos. Com foco neste tema geral, o presente trabalho tem por objetivo estudar a inclusão das pessoas com deficiência, voltando o olhar, mais especificamente, para o profissional docente. Para tanto, o estudo teve como bases metodológicas pesquisas bibliográficas, webliográficas e pesquisa de campo. A pesquisa bibliográfica e webliográfica, de cunho exploratório, se deu por meio de leitura e análise de artigos, de dissertações, de matérias jornalísticas e, em especial, de legislações que se relacionam ao tema. Já a pesquisa de campo, de cunho descritivo, foi realizada com profissionais docentes que possuem alguma deficiência (física, visual ou auditiva) e que atuam no ambiente escolar no âmbito do município de Patos de Minas (MG). Os estudos e as percepções evidenciam a necessidade de ampliar as discussões sobre a integração das pessoas com deficiência, em especial os professores, no seu ambiente de trabalho.

Biografia do Autor

Paloma Cristina Ferreira Moisés, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

Elizene Sebastiana de Oliveira Nunes, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

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Publicado

2022-11-23

Edição

Seção

Artigos