Ler ou não ler os clássicos

eis a questão

Autores

  • Monallisa Cristina da Silva Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Carolina da Cunha Reedijk Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

cânone, ensino, escola, literatura

Resumo

Estudos recentes apontam, de forma geral, uma recusa, por parte dos jovens estudantes, dos cânones da literatura. Por que essa rejeição existe? Este trabalho buscou responder a esse questionamento, problematizando a forma como a Literatura Clássica é normalmente trabalhada no contexto escolar e buscando alternativas de metodologias diferentes para a leitura dos clássicos, com vistas a minimizar a rejeição normalmente tida pelo alunado. A pesquisa foi desenvolvida a partir de leituras de livros, artigos e documentos que discutem o tema, sendo reafirmada a existência de falhas no modo como a Literatura Clássica é trabalhada no contexto escolar. A partir disso, pautando-se em buscas de trabalhos já publicados, foram apresentadas sugestões de metodologias para o trabalho com a Literatura Clássica com o intuito de aproximar os estudantes da leitura do cânone.

Biografia do Autor

Monallisa Cristina da Silva, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

Carolina da Cunha Reedijk, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2022-07-06

Edição

Seção

Artigos