Estratégias de leitura no Ensino Médio
ressignificando a interpretação de texto
Palavras-chave:
estratégias de leitura, Ensino Médio, interpretação de texto, Língua PortuguesaResumo
A leitura é uma prática social indispensável para a aquisição de conhecimento e para a formação sócio-crítica do indivíduo, pois estimula o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da reflexão e da comunicação, aumentando, assim, o repertório intelectual do leitor. Entretanto, apesar de a leitura ser trabalhada em todos os níveis escolares, muitos alunos ainda concluem o Ensino Médio sem uma boa capacidade interpretativa. Trata-se de um problema estrutural, desencadeado por uma série de razões, entre as quais se destacam a precariedade do ensino do país e a falta de incentivos que apoiem o hábito e a importância da leitura. Pensando nisso, o objetivo geral deste trabalho foi propor possíveis intervenções pedagógicas para a melhoria do ensino de leitura e da capacidade interpretativa dos alunos do Ensino Médio. A pesquisa realizada foi de cunho bibliográfico e teve como base a análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. Após as leituras teóricas, procedeu-se à elaboração de um plano de aula com propostas de trabalho para a leitura de três gêneros, charge, infográfico e notícia. Todo o planejamento foi elaborado levando em consideração o ensino via estratégias de leitura, o que pode direcionar o processo de interpretação textual por parte do aluno.