Estratégias de leitura no Ensino Médio

ressignificando a interpretação de texto

Autores

  • Joyce Kéren Siqueira Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)
  • Carolina da Cunha Reedijk Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Palavras-chave:

estratégias de leitura, Ensino Médio, interpretação de texto, Língua Portuguesa

Resumo

A leitura é uma prática social indispensável para a aquisição de conhecimento e para a formação sócio-crítica do indivíduo, pois estimula o desenvolvimento da imaginação, da criatividade, da reflexão e da comunicação, aumentando, assim, o repertório intelectual do leitor. Entretanto, apesar de a leitura ser trabalhada em todos os níveis escolares, muitos alunos ainda concluem o Ensino Médio sem uma boa capacidade interpretativa. Trata-se de um problema estrutural, desencadeado por uma série de razões, entre as quais se destacam a precariedade do ensino do país e a falta de incentivos que apoiem o hábito e a importância da leitura. Pensando nisso, o objetivo geral deste trabalho foi propor possíveis intervenções pedagógicas para a melhoria do ensino de leitura e da capacidade interpretativa dos alunos do Ensino Médio. A pesquisa realizada foi de cunho bibliográfico e teve como base a análise da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do Ensino Médio. Após as leituras teóricas, procedeu-se à elaboração de um plano de aula com propostas de trabalho para a leitura de três gêneros, charge, infográfico e notícia. Todo o planejamento foi elaborado levando em consideração o ensino via estratégias de leitura, o que pode direcionar o processo de interpretação textual por parte do aluno.

Biografia do Autor

Joyce Kéren Siqueira, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Graduada em Letras

Carolina da Cunha Reedijk, Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM)

Professora orientadora

Downloads

Publicado

2022-07-06

Edição

Seção

Artigos